L.I.S.A - MODEL ONE (BETA)

A versão BETA deste modelo significa que ainda não adicionamos todas as suas funcionalidades, como a soma automática das pontuações e a redistribuição de portfólio. Esses recursos (e muito mais) serão adicionados em breve, junto com mais melhorias na experiência do usuário. Grandes coisas vêm por aí!

SEÇÕES

Olá! Esse é o L.I.S.A, um sistema de análise de ações baseado na filosofia de um dos maiores investidores do planeta. O objetivo desse sistema é lhe ajudar a analisar suas ações por conta própria, de uma maneira simples e objetiva.

Como você perceberá, todo o sistema foi desenvolvido em forma de perguntas sobre a empresa em questão, às quais você deve responder com SIM ou NÃO. A depender da sua resposta, uma pontuação deverá ser adicionada ou deduzida da empresa, variando de acordo com a importância da pergunta. Você encontrará as pontuações a serem contabilizadas ao lado da questão. Sugere-se que, após a soma de pontos, você converta a “nota” para um número em 10, por meio de uma regra de três simples, facilitando a visualização (não se esqueça de adicionar à soma os pontos que a empresa ganhou e também os que ela deixou de perder). Essa nota não é um veredito absoluto sobre a qualidade de uma ação, mas uma noção sobre o quão bem ela se saiu na sua análise em relação a outras, o que é muito útil para montar um portfólio.

Esse sistema é dividido em duas partes principais, o “1º Filtro” e o “2º Filtro”. O 1º Filtro refere-se à identificação de oportunidades com base na experiência. São perguntas que devem ser respondidas com base na observação do mundo ao seu redor. Quais empresas se destacam? O que seus amigos estão comentando? No shopping, qual a loja com os clientes mais felizes e cheios de sacolas? O mundo do dia a dia aos olhos de um amador é a maior fonte de grandes oportunidades para investir.

Já o 2º Filtro apresenta perguntas para, dentre as empresas promissoras identificadas no 1º Filtro, selecionar aquelas que de fato são bons investimentos. Em suma, é o seu “dever de casa”, é a pesquisa que diferencia uma Apple de uma Teledyne. Todavia, como as empresas não são todas iguais, seria irracional fazer as mesmas perguntas para todas elas. Por isso, antes de começar essa seção, você definirá o tipo de empresa que você está analisando. Para cada tipo de empresa, existem perguntas específicas com pontuações específicas, além das 18 perguntas gerais que você fará a todas elas. Não poupe tempo nesse estágio; empregue o mesmo cuidado que você tem ao analisar a compra de um novo carro, por exemplo.

Não pense que você jamais estará errado com esse sistema. Até mesmo os grandes investidores se equivocam em algumas de suas análises, e o que estamos apresentando é apenas a filosofia correta. Entretanto, você não precisa acertar todas as vezes, nem mesmo metade delas. Na verdade, se das suas dez ações apenas duas se revelarem tenbaggers, você já terá tido um lucro grande o bastante para compensar o desempenho das outras oito e ainda lhe proporcionar um atraente rendimento.

O que você jamais pode fazer é deixar a emoção dominar você, especialmente as histerias do mercado. Não se importe com oscilações diárias, semanais, mensais ou até mesmo anuais, pois a curto prazo o mercado é emotivo, nada mais que um processo de votação. Se você se diz um “investidor de longo prazo”, então aplique o longo prazo e se importe com a empresa, não com o preço da ação dela daqui a 14 dias. Se o preço de uma de suas ações caiu 30% de um dia para o outro, mas a história da empresa (o desempenho dela na sua análise) em nada mudou, então esteja pronto para encarar esse momento como uma oportunidade de fortalecer a sua posição por um preço mais atraente.

E Quando Vender uma Ação?

Muitos investidores não sabem quando é a hora certa de se desfazer de uma ação e, por isso, podem cometer erros no mercado. Esse sistema também lhe orienta acerca desse dilema, embora tudo se resuma a “A história da empresa piorou? A nota dela no filtro caiu para níveis muito ruins? Os motivos pelos quais você comprou essa ação não existem mais?”. Além desses questionamentos, também lhe serão sugeridas algumas perguntas a mais que você pode se fazer para saber se a hora de vender é agora ou não. Evidentemente, há perguntas específicas para cada tipo de ação.

Bom, sem mais enrolação, agora é com você. Caso não entenda alguns dos termos utilizados ou onde encontrar as informações para responder a determinadas perguntas, cheque o índice explicativo ao clicar no número sobrescrito ao lado da questão para explicações cuidadosas e mais orientações. Você também pode nos contactar pelo formulário na seção "Contato". Por fim, recomendamos a leitura do livro de Peter Lynch One Up On Wall Street, cujos ensinamentos são as principais inspirações desse sistema.

Boas análises!

INTRODUÇÃO (3 MINUTOS DE LEITURA)

1. Você compreende o modelo de negócios, o produto e a atividade da empresa? É simples?

  • A resposta deve ser SIM. Do contrário, não analise essa empresa.

O 1º FILTRO
OBSERVAÇÃO DE OPORTUNIDADES

2. Os produtos ou serviços da empresa geram excepcional satisfação aos clientes e são diferenciais? Você se impressiona com a qualidade quando os consome? Conhecidos que os consomem os elogiam?

  • A resposta deve ser SIM.

NOTA: Mantenha-se atento ao mundo. O que está acontecendo ao seu redor? O que se destaca?

1. Antes de tudo, o quão grande é e a qual categoria pertence a empresa em questão?

  • a) Crescimento Lento: empresas gigantes, com gráficos planos e grandes programas de dividendos. 2% a 4% de crescimento anual de lucro. (Compre apenas se quiser dividendos)

  • b) Confiáveis: gigantes multibilionárias, com gráficos de "colina" e que certamente não vão falir em breve. 10% a 12% de crescimento anual de lucro. (Boas amigas em tempos de crise. Compre algumas no momento certo e venda em cerca de 2 anos por 30% a 50% de ganho)

  • c) Crescimento Rápido: pequenas e agressivas, empresas ágeis com gráficos "Everest". (Grandes multiplicadoras de dinheiro quando escolhidas sabiamente)

  • d) Cíclicas: empresas que se expandem e se contraem de forma previsível, como empresas automobilísticas, aéreas, químicas, de pneu, de aço, etc. (O importante aqui é detectar quando o ciclo está começando a subir ou a descer)

  • e) Em Recuperação: empresas com dificuldades financeiras e à beira da fatalidade. (Identifique aquelas que conseguirão retornar à ativa)

  • f) Empresas com Ativos Ocultos: Possuem valiosos ativos que ainda não foram reconhecidos pelo mercado (Se você encontrar uma dessas, basta comprar e esperar)

O 2º FILTRO
PESQUISA SELETIVA

2. A empresa possui algum dos pontos positivos a seguir?

  • 2.1. Nome enfadonho, ridículo, que espantaria um analista sério. (+0,5)

  • 2.2. Realiza uma atividade enfadonha, desagradável, tediosa. (+0,5)

  • 2.3. É fruto de uma cisão. (+2,5)

  • 2.4. Instituições financeiras não são donas e analistas não a acompanham¹. (+3,0)

  • 2.5. O setor não cresce ou cresce muito pouco². (+5,0)

  • 2.6. A empresa tem um nicho. (+5,0)

  • 2.7. A compra do produto deve ser recorrente. (+1,5)

  • 2.8. A empresa usa tecnologia (diferente de vender tecnologia). (+0,5)

  • 2.9. A empresa recompra suas ações e os membros dela também³. (+5,0)

3. A empresa possui algum dos pontos negativos a seguir?

  • 3.1. Muito popular e destacada. (-0,5 a -1,0)

  • 3.2. Em um setor que cresce muito². (-3,0 a -10,0 dependendo da intensidade)

  • 3.3. É tida como a "próxima alguma coisa". (-5,0)

  • 3.4. Fazem muita "piorização", a diversificação cara e sem correlação com o principal. (-30,0 a -50,0)

  • 3.5. Promete uma solução mágica e surpreendentemente complexa para um problema. (inadmissível, tende a ser enganação)

  • 3.6. Depende muito de um único cliente, sem poder de barganha. (-50,0)

4. A linha de evolução dos preços está acima da linha de evolução dos lucros?

  • Isso significa que a ação está sobrevalorizada. Em caso de empresas recentes, desconsidere essa questão.

  • NÃO: +25,0 // SIM: -80,0

5. A relação P/L está condizente com empresas similares e do mesmo setor?

  • Empresas Lentas: entre 7 e 9. Empresas Confiáveis: entre 10 e 14. Empresas Rápidas: 14 a 20. Compare com concorrentes.

  • SIM: +10,0 // NÃO: -100,0 a inadmissível (dependendo da intensidade)

6. Quais são os planos da empresa para expandir os lucros futuros? Estão funcionando?¹⁶

  • Formas de expandir lucros: reduzir custos, aumentar preços, explorar novos mercados, vender mais no mercado atual ou revitalizar operações deficitárias.

  • SIM: +25,0 // NÃO: inadmissível

7. Os lucros são consistentes?

  • SIM: +15,0 // NÃO: -50,0

8. Os estoques estão aumentando mais que as vendas?

  • NÃO: +5,0 // SIM: -25,0

9. Como é a matriz ou sede da empresa? É decadente, assombroso para analistas?

  • SIM: +2,0 // NÃO: -1,0

10. Quando você pergunta a consumidores, eles falam bem do produto e elogiam a empresa?

  • SIM: já revisado no 1º Filtro // NÃO: inadmissível

11. A disponibilidade (caixa + títulos negociáveis) excede a dívida de longo prazo no Balanço Patrimonial Consolidado?

  • SIM: +20,0 // NÃO: -50,0

12. A disponibilidade (caixa + títulos negociáveis) está aumentando de ano a ano no Balanço Patrimonial Consolidado?¹º

  • SIM: +15,0 // NÃO: -20,0

13. A dívida de longo prazo no Balanço Patrimonial Consolidado está sendo reduzida?¹¹

  • SIM: +15,0 // NÃO: -20,0

14. A proporção Patrimônio Líquido/Dívidas de Longo Prazo é de pelo menos 75%/25%?¹²

  • SIM: +15,0 // NÃO: -20,0

15. O número de ações emitidas está sendo reduzido no Balanço Patrimonial Consolidado? Isso indica que a empresa recompra ações.³

  • SIM: já pontuado na questão 2 // NÃO: -15,0

16. Quanto de caixa (e valor de negócios relacionados) há para cada ação (caixa + valor dos negócios relacionados / nº de ações)?¹³

  • Esse é o "piso" do preço da ação. Não é essencial, mas, caso seja um desconto relevante, vale a pena pontuar.

  • Se for relevante, +20,0.

17. O fluxo de caixa livre é positivo?¹⁴

  • SIM: +5,0 // NÃO: -15,0

18. Qual a participação de instituições financeiras?¹

  • Quanto menor, melhor.

  • Se for muito, pontue -25,0 a -50,0. Se for pouco, já foi pontuado antes.

NOTA:

A pontuação mínima nesta seção é de -562,5.

A pontuação máxima nesta seção é de +175,5.

Logo, a amplitude de pontuação nesta seção é de 738,0. Use isso para facilitar a regra de três para obter uma nota em 10.

1. Se você está comprando a ação por conta de um produto específico, ele representa grande parte da receita da empresa produtora?¹⁵

  • SIM: +20,0 // NÃO: -50,0

PERGUNTAS ESPECÍFICAS
PARA EMPRESAS DE CRESCIMENTO RÁPIDO

2. A taxa de crescimento dos lucros está entre 20% e 25%?¹⁶

  • Se for mais que 25%, cuidado para não cair em uma empresa muito esporádica de tecnologia ou em um setor que cresce demais.

  • SIM: +25,0 // NÃO: -15,0 a inadmissível (dependendo da intensidade)

3. A empresa replicou seu sucesso em mais de uma cidade ou distrito e provou que a expansão funciona?

  • SIM: +10,0 a 25,0 (dependendo da intensidade) // NÃO: -50,0 a inadmissível (dependendo da intensidade)

4. A empresa tem mais espaço para crescer (ex.: mais cidades para atuar)?

  • SIM: +10,0 a 25,0 (dependendo da intensidade) // NÃO: -50,0

5. A ação tem uma P/L menor ou igual à taxa de crescimento (lucros)? ¹⁶

  • SIM: +5,0 a +30,0 (dependendo da intensidade) // NÃO: se for muito maior, inadmissível (sobrevalorizada)

6. A velocidade de expansão está aumentando (ex.: 3 hóteis ano passado, 5 hotéis esse ano)?

  • SIM: +10,0 // NÃO: -15,0

NOTA:

A pontuação mínima nesta seção é de -180,0.

A pontuação máxima nesta seção é de +135,0.

Logo, a amplitude de pontuação nesta seção é de 315.

PARA EMPRESAS CONFIÁVEIS

1. A P/L está sobrevalorizada (analise critérios de P/L anteriores, incluindo o da questão 5 das perguntas de crescimento rápido acima)?

  • NÃO: +25,0 (mais pontuação para isso já foi adicionada) // SIM: -45,0 (mais dedução para isso já foi adicionada)

2. A empresa tem algum tipo de "piorização", diversificação cara e sem correlação com o principal?

  • NÃO: +35,0 // SIM: -60,0

3. A taxa de crescimento de longo prazo dos lucros está entre 10% e 12% (pelo menos)? Ela manteve esse mesmo impulso nos últimos anos?¹⁶

  • SIM: +20,0 // NÃO: -15,0 a -40,0 (dependendo da intensidade)

4. [Apenas se pretender manter a ação para sempre] A empresa se saiu bem nas últimas crises e recessões?¹⁷

  • SIM: +25,0 // NÃO: -25,0

NOTA:

A pontuação mínima nesta seção é de -145,0 (se contar com a q.4, é -170,0).

A pontuação máxima nesta seção é de +80,0 (se contar com a q.4, é +105,0).

Logo, a amplitude de pontuação nesta seção é de 225 (se contar com a q.4, é 275).

PARA EMPRESAS EM RECUPERAÇÃO

1. A empresa pode sobreviver a uma investida dos credores? Qual o tipo de dívida?

  • O melhor tipo de dívida é o financiamento, e o pior tipo é a bancária.

  • SIM: +20,0 (se for financiamento) // NÃO: -80,0 (se for bancária, principalmente)

2. O caixa é maior que as dívidas? Na proporção 75%/25% ideal?

  • SIM: +20,0 (além do já adicionado anteriormente) // NÃO: -40,0 (além do já deduzido anteriormente)

3. Por quanto tempo a empresa pode operar no vermelho até falir?¹⁹

  • MUITO: +10,0 a +15,0 // POUCO: -35,0 a -50,0 (dependendo da intensidade)

4. Qual é o plano de recuperação da empresa? É realista? Está funcionando? Os negócios estão se recuperando?

  • SIM: +45,0 // NÃO: inadmissível

5. Os custos estão sendo cortados? O efeito disso é positivo?²º

  • SIM: +20,0 // NÃO: -20,0

NOTA:

A pontuação mínima nesta seção é de -190,0.

A pontuação máxima nesta seção é de +120,0.

Logo, a amplitude de pontuação nesta seção é de 310.

PARA EMPRESAS COM ATIVOS OCULTOS

1. O valor dos ativos é relevante? Eles estão de fato ocultos?

  • SIM: essencial (é a definição desse tipo de ação) // NÃO: inadmissível

2. O valor das dívidas que deve ser deduzido desses ativos é alto? A empresa está aumentando essas dívidas?

  • NÃO: +50,0 // SIM: -15,0 a -80,0 (dependendo da intensidade)

3. Há algum grande investidor atento que possa ajudar a reconhecer o valor desses ativos?

  • SIM: +50,0 // NÃO: -50,0

NOTA:

A pontuação mínima nesta seção é de -130,0.

A pontuação máxima nesta seção é de +100,0.

Logo, a amplitude de pontuação nesta seção é de 230.

1. Para empresas de crescimento rápido, pense em vender se:

  • O negócio está começando a saturar, não há mais tantos locais para onde expandir, o ritmo caiu, surgiram "piorizações".

  • A empresa está perdendo seus fundamentos e não impressiona mais os consumidores (1º Filtro).

  • A relação P/L se tornou alta demais, ilógica, absurda.

  • Instituições financeiras compraram boa parte das ações¹, analistas observam a empresa e todos falam do CEO.

  • As vendas das lojas antigas estão caindo, e as vendas das novas lojas são desapontadoras¹⁸.

  • Executivos e funcionários importantes estão indo para concorrentes.

  • A empresa está em um "giro nacional" buscando aportes de instituições financeiras.

QUANDO VENDER
MANUTENÇÃO DE PORTFÓLIO

EM GERAL: Coloque a ação novamente nos 2 filtros e reavalie sua pontuação. Se a "história" da ação piorou, talvez seja hora de pensar em vender. Se continuou igual ou até melhorou, não venda.

2. Para empresas confiáveis, pense em vender se:

  • A relação P/L está alta demais/acima da média de empresas similares no setor, ou a linha de preços superou a linha de lucros.

  • Os últimos produtos lançados têm sido ambíguos, e o lançamento de novos produtos ainda vai demorar.

  • Nenhum executivo comprou ações da empresa no último ano³.

  • A taxa de crescimento dos lucros foi reduzida¹⁶, e oportunidades de cortar custos são limitadas.

  • Uma grande divisão que contribui com boa parte dos lucros está sujeita à estagnação.

3. Para empresas em recuperação, pense em vender se:

  • A empresa se recuperou (e você não quer continuar com ela no "estado normal").

  • A dívida que vinha sendo reduzida aumentou consideravelmente¹¹.

  • Os estoques estão aumentando bem mais que as vendas.

  • A relação P/L está inflada em relação às perspectivas de lucro ¹⁶.

  • A maior divisão vende para um único que cliente, que está passando por dificuldades.

4. Para empresas com ativos ocultos, pense em vender se:

  • Um grande investidor reconheceu o valor dos ativos e valorizou a ação.

  • A administração quer emitir, digamos, 10% mais ações para ajudar na diversificação.

  • A divisão vendida obteve um valor menor que o esperado.

  • Os ativos perderam sua vantagem ou deixaram de ser valiosos.

  • Instituições financeiras começaram a comprar muito do negócio¹.

1. Índice Explicativo:

  1. Você pode encontrar informações sobre os acionistas da empresa no site Fundamentus. Os analistas em geral estão dispostos na página de Relações com Investidores (RI) da empresa.

  2. Você pode verificar essa informação em sites como Mordor Intelligence.

  3. Você pode encontrar essa informação no site Fundamentus em Recompra de Ações.

  4. Piorização é o nome que se dá à tentativa de diversificação mal-sucedida de uma empresa. Acontece quando empresas tentam diversificar em negócios fora do seu entendimento e descorrelacionados com o negócio principal, por vezes ainda pagando caro por isso.

  5. Relação P/L é a relação entre o preço da ação e o lucro por ação. Também pode ser visto como o número de anos necessários para alguém recuperar o investimento feito em uma empresa (se os lucros se mantiverem constantes). Você pode encontrar essa informação no site Fundamentus.

  6. O site Fundamentus oferece gráficos do lucro de empresas ao longo dos anos, o que é útil para essa questão.

  7. Você pode checar essa informação comparando o crescimento anual dos estoques de uma empresa (descrito no Balanço Patrimonial Consolidado dela, que é disponibilizado no RI da empresa) com o crescimento anual das vendas dessa empresa (também descrita no Release de Resultados no RI da empresa).

  8. Se você não pode pessoalmente visitar a sede, você pode procurá-la no Google Earth e utilizar a ferramenta StreetView.

  9. Basta comparar o valor do caixa da empresa (mais equivalentes de caixa e aplicações financeiras) com o valor da dívida de longo prazo da empresa (também chamada de Passivo Não-Circulante). Essas informações podem ser encontradas no Balanço Patrimonial Consolidado da empresa, embutido no Release de Resultados acessível via RI. O site Fundamentus também pode ajudar.

  10. Basta olhar o crescimento anual do caixa e equivalente de caixa descrito no Release de Resultados da empresa em Balanço Patrimonial Consolidado.

  11. Basta olhar o crescimento anual da dívida de longo prazo (ou passivo não-circulante) descrito no Release de Resultados da empresa em Balanço Patrimonial Consolidado.

  12. Basta comparar o valor do Patrimônio Líquido da empresa com o valor de suas dívidas de longo prazo. Essas informações podem ser encontradas no Balanço Patrimonial Consolidado da empresa, embutido no Release de Resultados acessível via RI. O site Fundamentus também pode ajudar.

  13. Divida o valor das disponibilidades (calculado anteriormente) e o de negócios relacionados pelo número de ações. O site Fundamentus apresenta o número de ações emitidas pela empresa.

  14. Veja se o Fluxo de Caixa da empresa é positivo. O Release de Resultados dá essa informação na seção sobre o Fluxo de Caixa.

  15. Releases de Resultados geralmente apresentam essa informação no começo. Você pode pesquisar por conta própria também.

  16. O crescimento anual do lucro líquido é dado no Release de Resultados da empresa, acessível pelo RI da companhia. Se houver linhas como “Lucro Líquido Ajustado”, considere-as, pois são números mais precisos já corrigidos pela empresa (para evitar confusões por conta de critérios de contabilidade distintos).

  17. Verifique como o preço da ação variou em períodos de crises e recessões. Gráficos de preço de ações são os mais facilmente encontrados em praticamente qualquer site de finanças, como Google Finance, Yahoo! Finance, Fundamentus, etc.

  18. Essa informação também é dada no Release de Resultados da empresa. Você pode olhar para o crescimento da Receita Líquida (referente a todas as lojas) ou para um indicador chamado Same Store Sales (SSS), que indica o crescimento de vendas em uma mesma loja. Vendas de novas lojas geralmente vêm em infográficos no começo do documento.

  19. Quanto dinheiro a empresa ainda tem (disponibilidades) dividido pelo prejuízo mensal. Essas informações podem ser encontradas no Balanço Patrimonial Consolidado da empresa, embutido no Release de Resultados acessível via RI. O site Fundamentus também pode ajudar.

  20. Essas informações podem ser encontradas no Release de Resultados da empresa, acessível via RI. Tente encontrar a linha de “custos” ou “gastos”, geralmente logo abaixo da linha da Receita Líquida.

ÍNDICE EXPLICATIVO
DETALHAMENTO DE CONCEITOS, ORIENTAÇÕES E DICAS

ENTRE EM CONTATO

Quer saber mais sobre o que oferecemos, tirar alguma dúvida, pedir uma orientação ou só bater um papo? Envie um e-mail para nós pelo formulário ao lado. Responderemos assim que possível.